Aprendizagem Profissional

PROGRAMA ALVO = Adolescente com Liberdade e Visão de Oportunidades. (Hoje está desativado)

O ALVO um programa implementado em 2004 pelo CECOIA conforme a Lei 10.097/2000, Lei da Aprendizagem, tinha como objetivo promover a inclusão social de jovens de 14 a 18 anos por meio de ações educativas e inserção no mercado de trabalho. O programa oferecia qualificação em Serviços Operacionais e Recepção e Atendimento. Em paralelo a esta qualificação, os jovens eram incentivados na melhoria do desempenho escolar e acompanhados nas atividades práticas em empresas.

O programa proporcionava aos jovens a inserção no mundo do trabalho, e às empresas uma oportunidade de formar profissionais, valorizar talentos e cumprir com a Lei da Aprendizagem.

Foi desativado em 2014, em função da mudança das políticas e encaminhamentos próprios em relação ao Programa.

alvo

FOTOS:


profissional_1

profissional_2

profissional_3

profissional_6


DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA:

O programa previa um acompanhamento das diversas etapas do processo de aprendizagem do adolescente, para que houvesse integração entre o aprendizado teórico e a vivência prática do trabalho:

No processo de desenvolvimento do Programa ALVO o adolescente aprendiz além da formação, recebia alimentação e apoio sociofamiliar.

Acompanhamento metódico das atividades de aprendizagem realizadas pelo aprendiz, mediante a assessoria do cuidador na empresa e dos técnicos na entidade.

Contínuas avaliações que possibilitavam ao jovem perceber-se no processo e rever as questões que não estivessem pertinentes ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como receber feedbacks que pudessem auxiliá-lo na compreensão do seu processo de aprendizagem.

O desempenho do aprendiz na escola era acompanhado durante todo o programa. Além da freqüência e pontualidade, o comprometimento, desenvolvimento de trabalho em equipe, respeito, eram atitudes incentivadas para o desenvolvimento das competências necessárias para a inserção no mundo do trabalho e de seu desenvolvimento pessoal e social.

O programa oferecia suporte às empresas no cumprimento da legislação, com atendimento diferenciado, investindo na durabilidade das parceiras.

E-mail: projetoalvo@cecoia.org.br
Fones: (19) 3258-3892 – (19) 3258-7193

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *