Quem Somos

Quem Somos

Centro Comunitário
Irmão André

O Centro Comunitário Irmão André – CECOIA é uma obra social, sem fins lucrativos e de caráter beneficente, que tem como Mantenedora a Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz, fazendo parte do grupo Congregação de Santa Cruz e traduzindo em suas práticas os seus ideais.

Nossa Visão

Formar cidadãos com base em valores humanos e cristãos.

Nossa Missão

Acolher o ser humano em sua diversidade, contribuindo para a sua formação integral.

Nosso Objetivo

Contribuir para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social das crianças.

13

Oficinas

180

Crianças e Adolescentes Atendidos

23

Colaboradores

7

Campanhas

Objetivo Geral

Contribuir para prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social das crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses, criando estratégias para atuação participativa e fortalecimento da convivência familiar, bem como em diferentes grupos, e desta forma validar a autonomia e sentimento de pertença dos atendidos de maneira a transformar sua vida e da comunidade onde vivem.

Objetivos Específicos

1 Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes, integrando o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
2 Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, garantindo o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
3 Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.
4 Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.
5 Contribuir para a inserção, reinserção e permanência de crianças e adolescentes no sistema educacional.

O impacto que esperamos

Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social

Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência.

Aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais.

Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais.

Redução, junto a outras políticas públicas, de índices de violência entre os jovens, uso/abuso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

Aumento no número de jovens que conheçam as instâncias de denúncia e recurso em casos de violação de seus direitos.

Aumento no número de jovens autônomos e participantes na vida familiar e comunitária, com plena informação sobre seus direitos e deveres.

Melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro Comunitário Irmão André – CECOIA, atende a Proteção Social Básica ofertando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 anos a 14 anos e 11 meses, no contra turno escolar, nos dois períodos, atendendo atualmente 180 matriculados.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 com a resolução CNAS nº1 /2013.

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

CENTRO COMUNITÁRIO IRMÃO ANDRÉ

Origem

A história do CECOIA surgiu a partir de um grupo composto por membros da Associação de Pais e Mestres – APM do Colégio Notre Dame de Campinas, funcionários do Colégio Notre Dame de Campinas e alguns religiosos da Congregação de Santa Cruz da época, que inspirados pelo carisma da Congregação de Santa Cruz, cuja filosofia é transformar a vida e a situação das crianças e dos jovens, especialmente dos menos favorecidos, fundam o CECOIA – Centro Comunitário Irmão André, em 21 de outubro de 1985, no Distrito de Sousas, cidade de Campinas/SP.

O nome CECOIA foi escolhido em homenagem ao hoje Santo Irmão André, religioso da Congregação, apóstolo de São José que praticou durante a sua vida as virtudes da fé, esperança e caridade ao próximo. Saiba mais sobre a Congregação de Santa Cruz: www.congregacaodesantacruz.org.br.

Os valores da Congregação de Santa Cruz

Nosso trabalho propõe desenvolver habilidades para a formação de um cidadão competente, com autonomia e maturidade para vivência em diferentes contextos.

Nossas atividades acontecem por meio dos Valores de Santa Cruz: Ser família, Agir com zelo, Levar esperança e Educar mentes e corações. Esses valores são vivenciados no CECOIA e ensinados para que façam parte da vida futura, formando pessoas humanas e dignas.

Assim, buscamos formar pessoas que desenvolvam todo o seu potencial intelectual e humano, com aptidões que os levem a estabelecer uma relação construtiva consigo próprio, com o outro e com o mundo.

Para isso oferecemos uma variedade de oficinas, com atividades lúdicas, que trabalham os valores e carisma da Congregação e desenvolvem habilidades para facilitar a aprendizagem em outros contextos.

Conselhos

O Centro Comunitário Irmão André tem como Mantenedora a Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz, fazendo parte do grupo Congregação de Santa Cruz, que por sua vez, é composto pela diretoria executiva, sendo os membros:

Presidente:
Ronaldo Antonio de Almeida

Vice – Presidente:
Ronnie Lenno Farias Silva

Secretário:
Edson da Silva Pereira

Tesoureiro:
Sérgio Luiz Stolf

Conselho Fiscal:
Dimas João Lenzi
Laurent Roberge
José de Souza Paim SSP/SP

Os integrantes da diretoria executiva são todos religiosos da Congregação de Santa Cruz. O período de vigência do mandato é de 24/02/2018 a 24/02/2021. Todos são voluntários!